Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Hiperbolóide/Parabolóide


Frei Otto, um arquitecto e engenheiro Alemão, estudou intensivamente o conceito de estruturas leves elaborando ensaios muito interessantes com "bolhas de sabão". De facto, a bolha de sabão toma a forma que minimiza a superfície e o objectivo era essencialmente conceber estruturas que minimizassem o material. Este conceito permitiu-lhe conceber estruturas fabulosas.
Frei Otto (1925-...)
Um dos modelos elaborado pelo Frei Otto com as bolhas de sabão é efectivamente o hiperbolóide/parabolóide.
(a vista da foto faz inclusivamente lembrar um biquíni, que aparentemente também se rege pelo princípio da menor quantidade de material)

Um hiperbolóide/parabolóide é uma superfície tridimensional gerada com directrizes rectas o que é particularmente útil para a construção de cascas de betão estrutural, pois é possível gerar as formas tridimensionais através de cofragens rectas.

Os parabolóides/hiperbolóides foram extensivamente aplicados durante os anos 1960. Félix Candela (1910-1997), um engenheiro Espanhol que emigrou para o México em 1939 após ter combatido contra Franco na guerra civil de Espanha, aplicou este conceito de forma genial. Com profundos conhecimentos de geometria (o facto do Pai ser geómetra ajudou significativamente) concebia estruturas fabulosas cortando, intersectando, rodando, etc... hiperbolóides simples. Eis um excelente exemplo: O restaurante do Oceanário de Valência:
Não se pode deixar de notar, mais uma vez, as semelhanças com estruturas encontradas na Natureza. De facto uma concha do oceano que sobrevive a grandes profundidades está sujeita a enormes pressões hidroestáticas, o que condiciona decisivamente a sua forma...






O edifício de acesso ao Oceanário de Valência, também concebido por Candela...

Sem comentários:

Enviar um comentário