Páginas

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Arte Estrutural


Existem e existiram diversos engenheiros que conseguiram efectivamente transformar a engenharia numa arte, através de obras fantásticas, com conceitos simples e claros, e garantindo uma excelente interacção entre a forma-função-estrutura.

Será "Arte Estrutural" um nome demasiado pretensioso? Numa primeira abordagem, aparenta ser, no entanto, vasculhando no dicionário os significados de algumas palavras concluímos que provavelmente não será uma grande vaidade:
Estrutura - é uma noção fundamental e às vezes intangível cobrindo o reconhecimento, observação, natureza e estabilidade de padrões e relacionamentos de entidades. Uma estrutura define do que um sistema é feito. É uma configuração de itens. O conceito de estrutura é uma base essencial de praticamente todos os modos de descoberta na ciência, filosofia e arte.
Arte - (significando técnica e/ou habilidade) geralmente é entendida como a actividade humana ligada a manifestações de ordem estética, feita por artistas a partir de percepção, emoções e ideias, com o objectivo de estimular essas instâncias de consciência em um ou mais espectadores, dando um significado único e diferente para cada obra de arte.
Engenharia - é a ciência e a profissão de adquirir e de aplicar os conhecimentos matemáticos, técnicos e científicos na criação, aperfeiçoamento e implementação de utilidades, tais como materiais, estruturas, máquinas, aparelhos, sistemas ou processos, que realizem uma determinada função ou objectivo.
De facto, em cada obra que concebemos, projectamos e executamos, aplicamos os conhecimentos técnicos e científicos, para implementar uma utilidade única, que cria diversas emoções aos espectadores e utilizadores. A estrutura, por sua vez, é uma das bases fundamentais da obra e define do que o sistema é feito.

Uma das obras mais espectaculares do início do séc. XX foi a Igreja da Sagrada Família em Barcelona (obra ainda em conclusão) concebida por Antoni Gaudí. Talvez tenha sido o primeiro a utilizar, de forma generalizada, os parabolóides-hiperbolóides, uma das formas mais comuns na natureza. Daí as semelhanças da forma da catedral com uma construção de térmitas...
Provavelmente, Gaudi está para a engenharia como o Jim Morrison para a música: foi o pioneiro a pôr a "alma" nas obras.

Sem comentários:

Enviar um comentário